(27/11) Dia Nacional de Combate ao Câncer

(17/11) Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
19 de outubro de 2018

Criada em 1988, a data de hoje tem o intuito de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença. De acordo com a Fundação do Câncer, um terço das mortes causadas pela doença está relacionado a hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. Esses são os chamados “fatores de risco” e podem ser evitados com mudanças simples no dia a dia.

 

Vamos prevenir?

Cuidado com a saúde bucal: Bocas saudáveis são menos vulneráveis a tumores labiais e na cavidade oral (gengiva e língua). Por isso, não esqueça de escovar os dentes depois de cada refeição e fazer o uso do fio dental. Outra dica é: Fique sempre atento a feridas na boca que demoram a cicatrizar.

Sexo seguro: o uso preservativo é o método seguro para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o contágio pelo vírus do HPV que está diretamente associado ao câncer de colo do útero. Por isso, o uso não deve faltar nas relações sexuais.

Mexa-se! Além de ajudar na manutenção do peso e diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas como o câncer, a atividade física também melhora a disposição e a autoestima.

O Programa Mexa-se! da Clínica Diabetes Saúde foi desenvolvido com o objetivo de compartilhar conhecimento e empoderar o paciente a se conhecer e criar rotinas próprias para realizar exercícios físicos em casa com segurança.

Saiba mais: https://diabetessaude.com.br/programa-de-educacao-fisica/.

O equilíbrio é tudo: Procure alimentar-se de frutas, verduras e legumes. Prefira alimentos cozidos ou assados ao invés de frituras; assim como alimentos industrializados. Sempre que possível, prepare a sua própria comida. Pessoas acima do peso ideal, têm mais chances de desenvolver câncer e outras doenças.

Fumar? Nem pensar! O uso do tabaco é um grande vilão e está associado a dezenas de tipos de câncer; pulmão, estômago, bexiga e colo do útero. Cada cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, tais como acetona, formol e naftalina.

Aproveite o seu dia com segurança: A exposição ao sol pode ser muito benéfica à saúde, mas se não houver proteção adequada, pode ser perigoso. Entre 10h e 16h a radiação solar torna-se bastante perigosa, levando ao envelhecimento precoce da pele e aumentando o risco de câncer de pele.

Fique atento às dicas:

Use bonés ou chapéus quando for se expor à luz solar.

Passe protetor solar com fator 15 ou mais na pele e nos lábios.

Consulte o seu dermatologista.

Antes das 10h ou depois das 16h, a intensidade do sol diminui e o corpo passa a absorver melhor a vitamina D, o que garante ossos mais fortes, impedindo doenças como a osteoporose.

 

Previna-se.

Equipe da Diabetes Saúde
Atendimento interdisciplinar, sempre.Conheça as áreas:

Angiologia
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Endocrinologia Pediátrica
Oftalmologia
Educação Física | Fisioterapia | Podologia
Enfermagem| Nutrição | Psicologia

Agende
//]]>