Preparar uma lancheira com refeição balanceada e completa para garantir a alimentação e a energia da criançada requer criatividade e boas escolhas. O estimulo ao consumo de alimentos que oferecem benefícios à saúde, mesmo quando longe de casa, é importante pois além de prevenir a obesidade infantil ajuda a criança a crescer com hábitos saudáveis e fazer disso uma rotina.
Como montar um lanche saudável:
– Se for difícil enviar frutas todos os dias, opte pelo suco natural ao invés de refrigerantes.
– Troque as bolachas recheadas por biscoitos integrais.
– Como fonte de carboidrato, opte por barras de cereais, biscoitos salgados, e pães integrais – que podem contar com recheios diversos.
– Sanduíches: requeijão, queijo minas ou ricota, muçarela, peito de peru, atum, e vegetais como alface e cenoura ralada.
– Peça ajuda a criança para o preparo do lanche, incluí-la no processo faz com que desenvolva consciência sobre a importância dos alimentos.
– Para leite, suco, use uma garrafa térmica.
– Mande uma garrafa com água sempre.
Para uma refeição completa é importante que todos os grupos alimentares estejam presentes. As frutas (porção, suco, vegetais e frutas desidratadas) são ricas em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no bom desenvolvimento da criança; os carboidratos (pães, barras de cereais, biscoitos), e a proteína (queijo, iogurte, leite, frios) dão energia para o organismo, auxiliando na concentração e no desempenho escolar.
Evite produtos industrializados que são ricos em açúcar, gorduras e sódio.
Leia também:
Diabetes nas Escolas: www.diabetesnasescolas.com.br
Nutrição na escola: https://www.diabetes.org.br/profissionais/materiais-educativos
Lembre-se: Alimentos perecíveis, exigem ambiente refrigerado, utilize lancheiras térmicas. Verifique se na escola de seu filho há opção de guardar os alimentos em geladeira de uso dos alunos.