Sim. Existem alguns fatores de risco em comum entre diabetes do tipo 2 e a hipertensão arterial, como obesidade, sedentarismo e má alimentação. Além disso, o paciente com diabetes tem uma maior propensão a desenvolver problemas renais, e isso compromete a eliminação de substâncias pela urina, como o sal e a água. O aumento de sal e água na circulação está relacionado com o aumento da pressão arterial, levando à hipertensão.
Segundo Dr. Fábio Modesto, o médico do coração tem papel fundamental no tratamento e na prevenção do diabetes. Com a descoberta da insulina, passamos a trabalhar com o entendimento único de que o importante era reduzir a glicemia. Hoje sabemos que a abordagem das pessoas com diabetes passa pela nossa especialidade, nas questões relacionadas ao colesterol e triglicérides, pressão arterial e doença aterosclerótica (infartos e AVC).
Mais de dois terços das pessoas com diabetes morrem de doença cardiovascular. Na prática clínica do consultório, por volta de 60% dos pacientes com cardiopatias têm diabetes. Se entrarmos numa unidade coronariana, mais da metade sofre da doença.
Se você tem diabetes, mantenha as suas consultas em dia com o cardiologista e cuide da saúde do seu coração.