Tipos de pisadas

Receita: cubos de gelo – suco verde
19 de setembro de 2018
Conheça os 7 passos para um coração saudável
29 de setembro de 2018

A maneira de pisar está diretamente associada às características anatômicas e biomecânicas de cada indivíduo, e são classificadas de três formas: pisada supinada, pisada pronada e pisada neutra.

Supinada

A pisada supinada é a alteração de pisada menos comum. Ocorre quando o pé toca o solo com a borda externa do calcanhar e mantém os movimentos e a descarga de forças na lateral do pé.
As principais consequências deste tipo de pisada são entrose de tornozelos, formação de calos e tendinite dos músculos fibulares. Durante a prática de atividade física, sobretudo corrida, as alterações de pisada podem afetar todo o sistema de amortecimento de impactos e com isso predispor lesões.
As correções quando necessárias, se fazem através do uso de palmilhas personalizadas, calçados adequados e reprogramação postural através de exercícios específicos.

• Neutra

Aproximadamente 45% da população apresenta a pisada neutra, considerada ideal. O apoio no choque de calcanhar (momento em que o pé toca o chão), é realizado na borda externa, logo o pé se move ligeiramente para dentro, terminando a passada no meio da planta do pé. Para este tipo de pisada, basta o uso de um tênis com amortecimento.

• Pronada

A pisada pronada (pisar para dentro) é mais comum que a pisada supinada (para fora). Quando este padrão acontece, a lateral do calcanhar toca o solo e em seguida ocorre uma rotação excessiva para dentro, fazendo com que o dedão do pé force internamente para realizar o impulso.
Este padrão de pisada está associado na maioria das vezes ao pé plano e joelhos valgos. As correções são feitas através do uso de palmilhas personalizadas e da melhora biomecânica com ajuda de um fisioterapeuta.
Procure um tênis de pisada neutra que seja confortável para você a ajuste uma palmilha personalizada, desta forma a correção fica mais adequada ao seu caso.

Para saber seu tipo de pisada e descobrir se é necessário correção, marque uma avaliação com um profissional especializado.


 
 

 

Você tem mais dúvidas?

Compartilhe conosco, utilizando o formulário abaixo. A equipe da Diabetes Saúde analisará e providenciará a produção de novos artigos.
Agende