Eduque-se

Preconceito com a obesidade

O que é o viés de peso e estigma da obesidade?

Viés de peso é definido como atitudes negativas e crenças sobre um indivíduo por causa do seu peso.

Essas atitudes e crenças acabam criando estereótipos, rótulos e preconceitos (são os estigmas) contra a pessoa obesa e geram diversos problemas, que vão desde dificuldades no trabalho e na escola até problemas de relacionamento interpessoal e, por mais absurdo que pareça, dificuldade em acesso a tratamentos de saúde! Tais comportamentos costumam partir de colegas de trabalho, educadores, profissionais da saúde, familiares, companheiros e meios de comunicação.

Estudos descrevem que 1 em cada 5 pessoas com obesidade sofrem com algum estigma e isso chega a quase 40% quando a obesidade é mais grave. Um outro estudo mostrou que 47% das meninas e 35% dos meninos com excesso de peso já sofreram algum tipo de preconceito por parte de membros da própria família.

Estigmatizar a obesidade tem consequências muito danosas, já que leva a isolamento social e pode causar ou agravar quadros de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, entre outros. Isso inclusive é uma das barreiras para buscar o tratamento adequado e persistir nele! 

A melhor forma de evitar os estigmas é a educação e a informação correta, reforçando a condição da obesidade como doença crônica, em grande parte definida pela genética, e não uma escolha de vida. E que o tratamento muitas vezes requer, sim, o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, e que isso não significa uma falta de comprometimento do indivíduo com ele mesmo.