Ortorexia: o transtorno alimentar que cresce na era digital. - Diabetes Saúde

Ortorexia: o transtorno alimentar que cresce na era digital.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso e a obesidade é uma preocupação para quase 20% das pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde (2018).

Há, portanto, algo errado ao se balancear o “excesso” e o “permitido”. Muitas são as questões envolvidas, mas há algo muito alarmante, que é a dieta super restrita que a maioria das pessoas acha que tem que seguir para cuidar do peso, baseado em limitações. A propagação dessa ideia via redes sociais tem produzido resultados desastrosos para a saúde física e mental de muitas pessoas, em sua maioria mulheres.

É nesse limite entre ser saudável e doente que se estabelece a ORTOREXIA, um tipo de transtorno alimentar definido como a obsessão por comer de maneira saudável. As pessoas com ortorexia evitam sal, açúcar, gorduras trans, corantes, conservantes, glúten, laticínios transgênicos e alimentos com agrotóxicos. Alimentar-se bem é um hábito excelente, mas quando se torna obsessão pode se tornar uma doença com danos agressivos.

Vamos conversar? A nossa equipe está pronta para te atender. (31) 3565-8008 | WhatsApp: (31) 99471-6418.