O cuidado com a saúde da boca faz parte do tratamento da diabetes

Assim como acontece em qualquer infecção, a doença periodontal pode dificultar o controle da diabetes. Mais do que isso, ela está ligada ao controle metabólico de modo bidirecional, influenciando e sofrendo influência do diabetes.

O QUE SIGNIFICAM GENGIVITE E PERIODONTITE?

Gengivite

é um estágio inicial de doença gengival e se caracteriza por gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas e que podem sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental.

Periodontite

é a progressão da gengivite não cuidada e que ataca e com o tempo destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, atingindo a gengiva, o osso da boca e a raiz do dente.
Estas doenças no paciente com diabetes são desencadeadas pela placa bacteriana e a resposta do organismo a estas placas é prejudicada não pelo diabetes em si, mas pela descompensação da doença. Sendo assim, é fundamental tratar as doenças da boca e participar de um programa de prevenção de controle de placa.
Nas pessoas com mau controle glicêmico, as complicações na gengiva se tornam mais graves e progridem mais rápido. Há perdas dentárias mais precoces que nos indivíduos com bom controle metabólico.

Outras manifestações:

HALITOSE

A halitose, ou mau hálito, no portador de diabetes descontrolado pode apresentar odor semelhante ao cheiro de maçã podre.
Também pode ser causada por higiene bucal inadequada (falta de escovação correta e falta do uso do fio dental), gengivite, cigarro e produtos alcoólicos e boca seca (causada por certos medicamentos e por menor produção de saliva durante o sono).

XEROSTOMIA

Xerostomia corresponde à boca seca. A boca fica sem saliva, sendo esse quadro geralmente associado com aumento da ingestão de água e aumento do volume de urina.

Fique atento

Para quem tem diabetes e vai se submeter a um tratamento odontológico, há a necessidade de orientações específicas.
Consulte Equipe Médica Especializada

 


 
 

 

Você tem mais dúvidas?

Compartilhe conosco, utilizando o formulário abaixo. A equipe da Diabetes Saúde analisará e providenciará a produção de novos artigos.
Agende