Já ouviu falar em TARE? - Diabetes Saúde

Já ouviu falar em TARE?

O TARE ( Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo) é um distúrbio caracterizado por persistentes perturbações alimentares que levam a insuficiência nutricional e energético.

É o quadro típico de crianças que se recusam a comer um grupo alimentar específico por motivos que vão de aparência e cor a odor, textura, temperatura e paladar. Há quem não experimente nada que seja amarelo, outros fogem de purês e papas, um terceiro grupo evita frutas e verduras, e assim por diante.

Claro que todo mundo tem suas manias e preferências nos primeiros anos de vida, mas deve-se ligar um sinal de alerta quando essa restrição impede o consumo de nutrientes essenciais, que impactam o desenvolvimento infantil e podem levar a déficits importantes.

Causam problemas em suas vidas (podem estar relacionados à saúde, como perder muito peso ou não conseguir nutrientes suficientes) ou problemas sociais, como não poderem comer refeições com outras pessoas.

Diferente de outros distúrbios alimentares, porque não há preocupação com peso ou imagem corporal.

A prevalência de TARE entre crianças e adolescentes varia de 1,5% a 23%.

Motivações que podem contribuir para evitar/ restringir alimentos:

  • Evitar alimentos devido à suas propriedades sensoriais (ou seja, sabor, textura, cheiro)
  • Baixo apetite ou desinteresse nos alimentos;
  • Medo de consequências negativas ao comer (ou seja, medo de engasgar ou vomitar).

Pacientes com TARE em comparação com aqueles com anorexia têm maior probabilidade de comorbidades- doença médica e /ou psiquiátrica (transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada, espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, distúrbios de aprendizagem, comprometimento cognitivo).

Buscando oferecer o melhor tratamento e a devida atenção que este problema merece, a Diabetes Saúde inicia o atendimento no seu Centro de Transtornos Alimentares, com Equipe Interdisciplinar (Endocrinologista, Psiquiatra, Psicóloga, Nutricionista, Enfermeira, Profissional da Educação Física).