(17/11) Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

SIPAT e Diabetes Saúde no combate à obesidade e ao diabetes
11 de outubro de 2018
(27/11) Dia Nacional de Combate ao Câncer
19 de outubro de 2018

O câncer de próstata é o tumor mais recorrente em homens acima de 50 anos; a próstata trata-se de uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e guarda parte do fluido seminal. Existem fatores de risco que podem resultar no câncer de próstata:  Idade avançada (acima de 50 anos)

  • Histórico familiar
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo
  • Hábitos alimentares ruins

Na maioria dos casos, o câncer de próstata avança de forma lenta e não apresenta sintomas. Em estágios mais avançados, torna-se perceptível a dificuldade para urinar e a presença de sangue na urina.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença pode ser realizado através de exames: laboratoriais e físicos. O físico consiste no toque retal e o laboratorial na dosagem do PSA (glicoproteína presente no citoplasma das células do epitélio prostático, tanto das células benignas como das malignas). Se comprovado o aumento do PSA ou da glândula, deve ser realizado um exame mais detalhado (biópsia) para a confirmação de um possível tumor e outros exames serão realizados para se obter resultados precisos sobre tamanho e classificação (maligno/benigno).

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata será definido após a obtenção dos resultados referentes à classificação, tamanho do tumor e idade do paciente, pode consistir no uso de medicamentos, radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata. Cada caso deverá ser avaliado para a aplicação correta do tratamento.

Por isso é fundamental que os homens realizem exames preventivos, principalmente após os 50 anos. Optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares, pois são orientações que auxiliam na prevenção da doença.

Não negligencie a sua saúde, previna-se!

 

Equipe da Diabetes Saúde
Atendimento interdisciplinar, sempre.Conheça as áreas:

Angiologia
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Endocrinologia Pediátrica
Oftalmologia
Educação Física | Fisioterapia | Podologia
Enfermagem| Nutrição | Psicologia

Agende
//]]>