Eduque-se

Abuso de medicamentos no controle de peso

Por não compreenderem o processo de perda lenta de peso e desejarem uma solução rápida e fácil para o problema, algumas pessoas acabam fazendo uso indiscriminado de medicamentos, importando-se apenas com a perda de peso e não se dando conta das consequências do uso inapropriado de tais substâncias.

Como todo medicamento, os utilizados no tratamento da obesidade também devem ter a indicação e a supervisão de um profissional especializado, não devendo ser usados indiscriminadamente, mesmo porque o tratamento medicamentoso da obesidade somente é recomendado em casos especiais como, por exemplo, quando a obesidade está associada a outras doenças (hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, colesterol sanguíneo elevado), ou nos casos de obesidade mais avançadas.

Mesmo para os casos em que os medicamentos são indicados e necessários, a ação conjunta da educação alimentar e da atividade física é imprescindível para o sucesso do tratamento.
Em se tratando de obesidade, não existem fórmulas mágicas nem soluções imediatas e fáceis. O indivíduo deve estar ciente que para conseguir um resultado duradouro e satisfatório à saúde, o mais indicado é uma mudança de comportamento com a correção de hábitos alimentares inadequados e o aumento do gasto energético, através do exercício físico.

Não há segredos no combate à obesidade, existe sim, um empenho permanente para superar todos os obstáculos encontrados e chegar na reta final, com um corpo esbelto e saudável.