Você sabia que as gorduras podem ser classificadas em 4 tipos:
Saturada: Presente nos alimentos de origem animal e seus derivados. Em excesso pode levar a doenças cardiovasculares e aumento do colesterol.
Trans: Vem de processo industrial e é muitas vezes utilizada para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Presente em salgadinhos de pacote, sorvetes, margarinas, biscoitos e outros. Pode causar aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuir o bom (HDL).
Monoinsaturada: é uma gordura de “boa” qualidade. Auxilia a aumentar o HDL e diminuir o LDL e possui ação antioxidante. Está presente no Amendoim, Abacate e Castanha de Caju. Como toda gordura, oferece calorias, não pode ser consumida em excesso!
Poli insaturadas: Mais conhecidas como Ômega 3 e Ômega 6. Tem ação benéfica no organismo auxiliando na redução do colesterol ruim, consequentemente diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. O Ômega 3 está presente na Sardinha, Salmão e Azeite. E o Ômega 6 na linhaça dourada, óleo de soja e girassol.
Por isso é importante saber diferenciar os tipos de gorduras dos alimentos.
Vale salientar que não é preciso eliminar de vez a gordura da alimentação! Lembre-se que alguns tipos podem ser benéficos para a saúde!
Procure um nutricionista para te auxiliar!